Com o Plenário lotado aconteceu na última segunda-feira (22), às 19h, a 4ª Sessão Solene e 16ª reunião plenária. Na cerimônia houve a entrega do Troféu Mulher Cidadã a Sra. Elenita Theresinha Novello Grando, mulher que se destaca na sociedade local por ter prestado relevantes serviços à área educacional. Participaram da cerimônia autoridades e lideranças municipais, a família, colegas professores e amigos da homenageada.
A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Educação indicou o nome da Sra. Elenita, como forma de retribuição da comunidade matocastelhanense ao trabalho desenvolvido. Em sua trajetória na área educacional, por mais de trinta anos, foi professora e ocupou importantes cargos como diretora da Escola Estadual Jorge Manfroi e Secretária Municipal da Educação por duas vezes. Ainda, fez parte da comissão de emancipação do Município de Mato Castelhano, bem como trabalhou para a implantação do ensino médio na Escola Estadual Jorge Manfroi e na finalização da Escola Municipal de Educação Infantil Rosalina Manfroi.
A Sessão Solene foi repleta de homenagens e carregada de emoção. Fizeram uso da palavra a Sra. Tatiana Rocha Canevese, diretora da Escola Jorge Manfroi; o Sr. João Altair Silva, representando a primeira turma de alunos da Sra. Elenita; os Srs. Márcio Uncini Picolo, Fernando Vailati e Gelso Folchini, vereadores, representando os partidos políticos; o Sr. Jorge Luiz Agazzi, Prefeito Municipal; a Sra. Eliane Manfroi Zancanaro, Secretária Municipal da Educação e o Sr. Elton Luiz D Marchi, Presidente do Legislativo Municipal.
Em seu pronunciamento, a homenageada afirmou que a menção honrosa que lhe era concedida lhe remetia a uma profunda reflexão sobre a sua história de vida, tanto profissional, como familiar e comunitária. Disse que entre as experiências e vivências houve muitos momentos positivos em suas realizações, mas também existiram momentos de dificuldade que foram transponíveis graças a fé, a convivência com familiares e a força que sempre foi recebida dos amigos. Ainda, relatou que a comunidade de Mato Castelhano é solidária, pois em todos os momentos recebeu força para continuar a caminhada. Agradeceu a todos pelo carinho, atenção e solidariedade. Por fim, falou que a homenagem lhe trouxe uma certeza: que o trabalho foi semeado e os frutos estavam sendo colhidos.