Na sessão realizada na segunda-feira, dia 25 de novembro, foi aprovada POR UNANIMIDADE uma MOÇÃO DE REPÚDIO ao PACOTE DE REFORMAS propostas pelo Governo Estadual do RS através de Projeto de Lei que será votado no legislativo do Estado. A autoria da Moção de Repúdio foi do vereador Marcio Uncini Picolo (PDT) tendo os demais vereadores como signatários.
Dentre os motivos que compõe a justificativa, destaca-se o intenso processo de empobrecimento dos professores estaduais, pois há congelamento dos salários há cinco anos; à categoria é pago o segundo pior salário básico do país; os salários dos educadores estão sendo quitados com atraso e/ou parcelados há 47 meses.
Diante deste cenário e de um grave quadro de adoecimento e elevação do índice de suicídios entre educadores, o governo propôs uma série de medidas que recairá nos ombros de quem recebe os menores salários e pensões a conta da má gestão, das desonerações fiscais bilionárias, da sonegação de grandes empresas e dos privilégios dos altos salários. Tais projetos levarão, inevitavelmente, à queda de qualidade do ensino prestado na escola da rede estadual do nosso Município.
A proposta do atual governo ataca a carreira e os direitos que com muita luta foram conquistados pelos servidores do magistério. Não é possível aceitar que a superação dos problemas financeiros do Rio Grande do Sul se dê através de cortes nos vencimentos da classe de profissionais que mais contribui para o fortalecimento da educação em nosso Estado e que em contrapartida tem um dos salários mais baixos de todo o Brasil.
A Moção será entregue na Assembleia Legislativa, como forma de demonstrar aos deputados estaduais que os vereadores condenam o pacote que desencadeará um retrocesso na carreira do magistério estadual.